domingo, 1 de novembro de 2009

Chegando e trocando dinheiro em Buenos Aires

Chegamos em Buenos Aires na quarta a tarde, como enrolamos no free shop, nao deu tempo de trocar o dinheiro no aeroporto, porque a van so estava esperando a gente chegar para ir embora.

Tinha muito transito na cidade, estava acontecendo algum tipo de manifestacao e levamos umas 2 horas pra chegar no hotel. Passamos por uns bairros bem feios, tipo fabricas abandonadas, com gente dormindo nas portas. Tambem passamos por casas lindas, cada uma tem arquitetura diferente da outra, voce nao ve 2 casas iguais na mesma rua, e eh uma mais bonita que a outra.

Nesse meio tempo deu pra notar 2 coisas: a frota de veiculos da cidade eh antiga, quase nao se ve carros novos, nem os taxis. E os argentinos nao seguem muito as leis de transito, eles andam na contra mao, sobem em cima daquelas "ilhas" de grama que separam as vias. Mas apesar disso, respeitam o pedestre.

Quando finalmente chegamos no hotel, ficamos espantados. Pelo preco que pagamos, o hotel era maravilhoso. Todo chique, com varanda e banheira. Muito bom mesmo.
Os guias falavam em portunhol, dava para entender bem.
No hotel tem varios papeis de restaurantes e passeios, alguns oferecem desconto quando voce leva o papel, compensa dar uma olhada.

O hotel ficava no centro, as ruas sao lindas. Eh como o centro velho de Sao Paulo, so que bem cuidado e sem mendigos. As ruas sao muito estreitas, e a calcada tambem e isso complica ainda mais o transito.

Chegamos so com reais, e tinhamos que trocar o dinheiro. No hotel nos falaram onde ficavam as casas de cambio, ja que os bancos ja estariam fechados.
Andamos ate a Calle Florida para procurar uma casa de cambio. Nos perdemos muito, mas foi bom para conhecer o lugar.
Vimos muitos cafes, ate alguns famosos, passamos pela Avenida 9 de Julho (a guia depois comentou que eh a avenida mais larga do mundo, tem 150mts de pista), nos perdemos, andamos muito e entao encontramos a tal Florida.

Essa Calle Florida eh igual aos calcadoes do centro de Sao Paulo, e os precos sao bem parecidos com os daqui. Entramos na casa da Cambio e alem de eles pagarem muito mal, so iriam trocar se tivessemos com os documentos.
Como o guia disse para nao andarmos com documento, tinhamos deixado tudo no hotel. Foi uma pessima dica, porque ate para passar no cartao de credito eles exigiam RG. Entao, depois disso, passamos a carregar o RG. Mas tem que tomar cuidado, porque se roubam, dizem que eh uma dor de cabeca muito grande para conseguir sair da argentina.

Saindo da casa de cambio sem trocar o dinheiro, estavamos desolados pela ideia de voltar ao hotel, pegar o RG, e voltar para la, sem dinheiro para pegar um taxi.
Foi ai que um senhor muito educado, vestindo terno, nos abordou perguntando se a gente queria trocar real, que ele nao exigia documento. Fiquei impressionada como o cara sacou que a gente era brasileiro e nao tinha conseguido trocar na casa de cambio.
Dai ele levou a gente numa lojinha quase em frente a casa de cambio, uma loja que vendia coisas para celular. Tinha uma portinha, e um cara fazendo cambio la. Pagou melhor que a casa de cambio e nao exigiu documento.
Fiquei com medo de ser nota falsa, mas elas tinham papel moeda e marca dagua, entao aceitamos. E foi um bom negocio.